Interações medicamentosas

Interações medicamentosas são modificações nos efeitos do medicamento causadas por uso anterior ou simultâneo de outro medicamento ou por ingestão concomitante de alimentos, 1,2 podendo resultar em aumento ou diminuição da sua eficácia terapêutica e em eventos adversos.3

Nesse espaço você encontrará informações sobre as interações medicamentosas entre os antirretrovirais e outros medicamentos.

ATV/c x Acenocoumarol

Nenhuma interação esperada.
Nenhuma interação esperada.

Evento adverso: “dano ou complicação sofrida pelo paciente durante o uso de um medicamento”.4:21

Efeito colateral: “é qualquer efeito não intencional de um medicamento em doses normalmente utilizadas por um paciente”.4:21

Efeito terapêutico: resultado planejado com o uso do medicamento, que traz benefícios ao paciente.

Importante: Para maiores informações, leia a bula dos medicamentos que você utiliza e converse com o profissional da saúde que te acompanha no serviço de saúde.

Referências:
1. Jankel CA, Speedie SM. Detecting drug interactions: a review of the literature. DICP. 1990;24(10):982-9.
2. Hartshorn EA. Drug interactions. Fam Community Health. 1982;5(2):45-57
3. Oga S.; Basile AC. Medicamentos e suas interações. São Paulo, Atheneu, 1994
4. Organização Mundial da Saúde. Monitorização da segurança de medicamentos: diretrizes para criação e funcionamento de um Centro de Farmacovigilância. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.

Referências da classificação das interações medicamentosas:

European AIDS Clinical Society (EACS). Guidelines 10.0. 2019. University of Liverpool. HIV Drug Interactions. 2020. Disponível em: https://www.hiv-druginteractions.org/. Acesso em setembro de 2020.

× Fale com a gente