COVID-19

O SARS-CoV-2 (coronavírus) é um vírus que produz a doença chamada de COVID-19, 1 sendo que 80% dos casos são leves e melhoram sem tratamento em aproximadamente 7 à 14 dias.2 Os casos muito graves com insuficiência respiratória representam 5% a 10% dos casos.1

Aqui você encontra algumas dicas de cuidados durante a pandemia Covid-19.

Acesso aos serviços de saúde:

  • Dê preferência pelo teleatendimento com sua Equipe de Saúde da Família. Se tiver dúvidas em relação a sua saúde e acompanhamento do tratamento para o HIV, antes de se locomover até o Centro de Saúde, entre em contato com a equipe via telefone, whatsApp ou e-mail. As equipes de saúde têm disponibilizado atendimento a saúde através de diferentes tecnologias de comunicação para proteger você do risco de se expor ao vírus que causa a Covid-19.
  • Se estiver com alguns dos seguintes sintomas: febre, tosse, coriza nasal, dor de garganta, alteração do olfato (cheiro) ou paladar (gosto dos alimentos); entre em contato com a equipe de saúde pelo teleatendimento. Em Florianópolis, você pode ligar para o Alô Saúde Florianópolis através do número: 0800 333 3233. Para outros lugares do Brasil, há o serviço de teleatendimento do Ministério da Saúde através do número de telefone 136.
  • Se estiver com falta de ar, procure uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) ou uma unidade hospitalar. Você também pode acionar o SAMU através do número de telefone 192.
  • Quando o médico for realizar a prescrição dos antirretrovirais, converse sobre a possibilidade de fazer uma receita válida pelo máximo de tempo possível, respeitando a segurança do tratamento.
  • Quando for buscar os medicamentos para o tratamento do HIV, converse com o profissional que dispensa a medicação, para que lhe entregue o suficiente para 3 meses de tratamento. Sempre tenha em casa, antirretrovirais suficientes para 30 dias de tratamento.

Prevenção à Covid-19:

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão (por 40 a 60 segundos) ou use álcool em gel, realizando a fricção das mãos com o produto (por 20 a 30 segundos).3
  • Realize a etiqueta respiratória. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com lenço de papel. Jogue o lenço fora após o uso. 
  • Evite contato com pessoas que estejam com sintomas de gripe, como por exemplo: febre, tosse ou coriza nasal. 
  • Quando estiver doente, fique em casa e siga as recomendações da equipe de saúde que lhe acompanha. Se precisar se locomover a uma unidade de saúde, use a máscara cirúrgica/médica e se mantenha há 2 metros de distância de outras pessoas. 
  • Se estiver doente, conte com amigos ou familiares para lhe fornecer os produtos necessários para seu dia-a-dia. Você também pode entrar em contato com o projeto “Somar Florianópolis” através do número de telefone 32516340 e solicitar que algum voluntário vá a farmácia ou ao mercado para você, por exemplo.

Cuide-se:

  • Mantenha uma alimentação saudável.
  • Reserve um tempo do seu dia para exercícios de relaxamento, como meditação e alongamento.
  • Realize exercícios físicos que possam ser feitos, preferencialmente, no espaço da sua casa, ou ao ar livre, mantendo uma distância segura (2 metros) de outras pessoas.
Referências:
1. Ministério da Saúde (BR). Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
2. University of Cape Town Lung Institute. PACK Brasil Adulto: versão Florianópolis. Kit de Cuidados em Atenção Primária. Ferramenta de manejo clínico em Atenção Primária à Saúde. Cape Town: University of Cape Town Lung Institute’s Knowledge Translation Unit, 2020.
3. UNAIDS. O que as pessoas que vivem com HIV precisam saber sobre o HIV e Covid-19. 2020.
× Fale com a gente